quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cidadania, globalização e democracia

Esse texto é uma resposta ao fórum de Políticas Públicas em Educação, e se refere ao Vídeo "Ilha da Flores" e pode ser assitido no endereço http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28
Primeiro fato observado no vídeo “Ilha das Flores”: a hierarquia do poder, gerada pelo sistema capitalista, tal condição causa exclusão social, roubo de cidadania, subjugação de classes desfavorecidas. A condição de ser humano não é respeitada, o que vale no jogo dos poderes é a condição de se ter dinheiro e de não tê-lo. Os direitos são descaradamente negados à população de Ilha das Flores, ignorando-se claramente o que prevê a constituição brasileira referente ao assunto. Se “os homens nascem e são livres e iguais em direitos”, porque é o poder do capital que rege se a pessoa tem mais ou menos privilégio que um animal?
É bastante difícil discutir esse assunto, poder, cidadania, globalização... porque quanto mais nos aprofundamos no assunto, mais e mais questões emergem e acabam por nos sufocar.
Agora, quanto à pergunta se 'estamos no caminho certo para um mundo mais justo?', fica claro pelo vídeo que justiça não é a ordem do dia, pelo menos não pelo modelo capitalista. Porém o mundo já provou de outros modelos (comunismo, socialismo...), seus princípios eram até que bons e coerentes, mas quando aplicados observamos o desastre. Nessa busca pelo que é justo, o mundo presenciou as 1ª e 2ª guerras mundiais, holocausto, guerra fria... etc. Nos deparamos agora com o capitalismo, nos acomodamos com ele (gostamos dele!), por que afinal ele não é de todo ruim, mas também não é de todo bom, pois é capaz de colocar seres humanos abaixo de porcos. O que fazer? Criar um novo modelo? Como? São perguntas que as vezes me faço, e sempre fico frustada, pois me vejo em um beco sem saídas.
E ainda temos a questão da Educação. Veja, se a escola funciona como aparelho ideológico do estado, e se o estado é capitalista, e se quem está a frente do capitalismo são os que estão ou tem poder... bem a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco, então temos mais e mais aumento da exclusão, privação do direito à cidadania e todos aqueles problemas deploráveis em que o caso de Ilha das Flores é um de milhares.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fragmentação de habitats

"Uma nova estrada é construída no meio da floresta (...)" "uma nova área residencial é inaugurada em área que antes era ocupada pela vegetação (...)" e por aí vai. É bastante comum ouvirmos notícias desse tipo, mas é claro: "expandir e expandir", "conquistar e ocupar"! Essa é a ordem do dia. Mas as coisas não são bem assim! Considere comigo as questões que se seguirão, e reflita nas implicações envolvidas quando você se deparar com notícias de grandes construções realizadas pela civilização moderna.
A fragmentação de biomas é um problema grave, e com enormes consequências. Trata-se da destruição do habitat natural pela ação do homem, onde no final restam apenas pedaços do antes era uma floresta. Você já deve ter visto sua cidade por cima, reparou que em alguns locais existem algumas dezenas de árvores aglomeradas? Pois bem, esse pontos verdes são chamados “ilhas verdes”, a urbanização limita a área de ocupação da diversidade biológica, as espécies tornam-se prisioneiras de seu próprio meio, e caminham desastrosamente à extinção. Isso acontece por que o fluxo genético das espécies fica muito limitado, levando a uma homogenização gênica, assim se alguma nova condição ambiental se estabelecer no local pode ser que todos os indivíduos venham morrer. Pense em quantas espécies, que nem mesmo conhecemos, já foram extintas por nossa causa!
A fragmentação de habitats leva também a um problema gravissimo chamado Efeito de Borda. Em breve estarei tratnado desse assunto com vcs!

Bem vindos ao CuKa BiolÓgiCa

Olá amigos, espero que gostem do blog, meu objetivo é simples: compartilhar um pouco do conhecimento que venho adquirindo. Sempre que possivel postarei assuntos novos, conto com a sugestão de vocês. As postagens sempre estarão relacionadas com a área das Ciências, e se algum tema da área for de seu interesse é só me falar que concerteza (se estiver em meu poder) eu postarei.
Voltem sempre!!!!