segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Darwinismo Social??

Pois é caros, nunca tinha ouvido falar neste termo, até me deparar com um trabalho a ser feito na faculdade sobre esse tema.
Assim, compartilho com vcs parte do texto de redigi sobre o tema:

O darwinismo social trata-se, basicamente, da aplicação do darwinismo científico às sociedades humanas. Vale lembrar que em sua teoria Darwin atribui a sobrevivência de determinados indivíduos de uma espécie à características que possibilitam que estes tenham maior exito na competição por alimento e recursos e venham assim perpetuar a espécie. Tal conceito de sobrevivência do mais forte ou mais apto é aplicado ao darwinismo social ao mencionar que determinados grupos sociais possuem características “superiores” que possibilitam que tais sejam bem sucedidos intelectual e economicamente, proporcionando um maior desenvolvimento e fazendo com que esse grupo social como um todo prospere e venha a dominar sobre outros grupos. O darwinismo social foi empregado para tentar explicar a pobreza que ficou em evidência após a revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos e os mais ricos que prosperaram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver por isso os mais evoluídos. As consequências da adoção de tal conceito é que passa-se a aceitar que as desigualdades e mazelas sofridas pelas populações mais pobres são inerentes à sua biologia e condição como grupo social e que nada pode ser feito para reparar tais danos pois tais grupos já estão fadados à “extinção”, por assim dizer.
O darwinismo social, penso eu, é uma forma de aliviar consciências e mascarar um problema que tem raízes no modelo de mercado capitalista que visa a dominação de grandes massas que não tem acesso à educação e que por isso mesmo é muito mais fácil convencê-las de que sua situação social é resultado de seu próprio fracasso. Quando, na realidade a solução para tal condição de desigualdade é muito simples: basta haver vontade política.
Até que essa “vontade” aconteça (isto é se acontecer) continuará a aumentar os dados ressaltando as injustiças sociais (infelizmente), e os grupos bem sucedidos continuarão a inventar desculpas bem elaboradas para explicar tudo isso.

obs: Charles Darwin não tem nenhuma ligação com o termo, apenas sua teoria de sobrevivencia do mais forte foi aplicada de uma maneira diferente (às sociedades humanas).

Para maiores informações, segue os links abaixo:
http://www.infopedia.pt/$darwinismo-social