segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tumores - uma breve abordagem

Tumor

O que é?

Tumor é uma multiplicação excessiva das células causada pelo desequilíbrio no sistema de divisão celular, ocasionando um acúmulo anormal de tecido no corpo. Basicamente as células param de responder aos sinais químicos normais e também interrompem a comunicação com outras células.
Vários fatores podem favorecer o desenvolvimento do câncer. Os principais são: estilo de vida, condições ambientais, predisposição genética e hábitos alimentares.
Existem vários tipos de tumor e seus sintomas são diferentes, por exemplo, os assintomáticos (pâncreas) só apresentam os sintomas quando a doença já está avançada. Os tumores de cólon causam perda de peso, diarréia, anemia por falta de ferro e fezes com sangue. Já os pulmonares podem causar tosse, dores no peito e dificuldade para respirar. Podemos classificá-los em dois grupos: os tumores benignos e os tumores malignos.

  • Tumores benignos

Tumores benignos não são considerados cancerígenos, porém, podem matar caso sua massa atrapalhe o funcionamento de outros tecidos.
Em um tumor benigno, ocorre uma leve mutação na estrutura genética da célula, porém não chega a  prejudicá-la ao ponto de se tornar degenerativa.

·        Tumores malignos

Tumores malignos são formados por células de núcleos com tamanhos diferentes e deformados que se infiltram nos tecidos e podem se alojar em várias partes do organismo.
Esse tipo de tumor é agressivo, canceroso e cresce muito rapidamente.

Tratamento

 Os tumores podem ser tratados através de cirurgias localizadas, porém, se a cirurgia não for o suficiente, outras formas de tratamento como quimioterapia e radioterapia podem ser utilizadas.
Existem atualmente pesquisas relacionadas à terapias gênicas que tem por objetivo silenciar genes responsáveis pela proliferação anormal de células que podem gerar tumores.

Oncogenes

São genes oriundos de genes celulares normais conhecidas por proto-oncogenes (responsáveis pela regulação do crescimento e diferenciação celular), porém são definidos como genes ligados ao surgimento de tumores, tanto malignos quanto benignos.
Existem infinitas vias nas quais o crescimento tumoral pode ser fomentado através dos oncogenes que são ativados de forma anormal. A faixa genômica é amplificada, levando ao aumento drástico na quantidade de cópias.

Relação entre Mitose e Tumores

No processo da mitose, a célula-mãe gera outras duas células denominadas de células-filhas. Quando essa célula-mãe sofre uma mutação ou dano em seu material genético, ela gera outras duas células que também estarão "fora de controle", e assim sucessivamente até se espalhar por todo o organismo do indivíduo.
Ao contrário das células normais que em certa hora param de se multiplicar, as células cancerosas se multiplicam indefinidamente.
As células cancerosas conseguem penetrar os tecidos e assim, formam tumores ou neoplasmas malignos.
O tumor desenvolve uma rede de vasos sanguíneos para se manter e assim, através das correntes sanguíneas, as células malignas conseguem chegar facilmente em outras partes do organismo

Essa doença é muito perigosa, pois as células infectadas conseguem se reproduzir e colonizar diversas áreas que estavam reservadas para outros tipos de células.

texto por Caio Ferreira
revisão Rhaissa Vieira


Bibliografia


Todos os sites foram acessados no dia 28/08/1