terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fragmentação de habitats

"Uma nova estrada é construída no meio da floresta (...)" "uma nova área residencial é inaugurada em área que antes era ocupada pela vegetação (...)" e por aí vai. É bastante comum ouvirmos notícias desse tipo, mas é claro: "expandir e expandir", "conquistar e ocupar"! Essa é a ordem do dia. Mas as coisas não são bem assim! Considere comigo as questões que se seguirão, e reflita nas implicações envolvidas quando você se deparar com notícias de grandes construções realizadas pela civilização moderna.
A fragmentação de biomas é um problema grave, e com enormes consequências. Trata-se da destruição do habitat natural pela ação do homem, onde no final restam apenas pedaços do antes era uma floresta. Você já deve ter visto sua cidade por cima, reparou que em alguns locais existem algumas dezenas de árvores aglomeradas? Pois bem, esse pontos verdes são chamados “ilhas verdes”, a urbanização limita a área de ocupação da diversidade biológica, as espécies tornam-se prisioneiras de seu próprio meio, e caminham desastrosamente à extinção. Isso acontece por que o fluxo genético das espécies fica muito limitado, levando a uma homogenização gênica, assim se alguma nova condição ambiental se estabelecer no local pode ser que todos os indivíduos venham morrer. Pense em quantas espécies, que nem mesmo conhecemos, já foram extintas por nossa causa!
A fragmentação de habitats leva também a um problema gravissimo chamado Efeito de Borda. Em breve estarei tratnado desse assunto com vcs!

2 comentários:

Deixe seu comentário sobre o que você achou do post, e também sobre o que você gostaria que fosse postado. Se expresse!